História e Origem da Páscoa

Neste ano, a maior e mais importante festa do Cristianismo, a Páscoa, será celebrada no dia 20 de abril.

Neste dia, milhares de famílias e amigos cristãos de todo o mundo se reúnem para juntos comemorar a ressurreição de Jesus Cristo, morto e crucificado para salvar a humanidade, segundo o próprio acreditava.

Para comemorar essa data tão especial, as pessoas costumam almoçar uma ceia especial e presentear, principalmente as crianças, com ovos de chocolate, que é um dos símbolos pascais.

Mas, afinal de contas, qual é a história e a origem da Páscoa? Por que comemoramos essa data? Sua família reconhece o verdadeiro significado desse dia? E para as crianças, você conta qual é o verdadeiro significado delas ganharem ovos de chocolate?

historia-da-pascoa



História da Páscoa

A Páscoa é o evento em que os cristãos comemoram a Ressurreição de Jesus Cristo, depois de sua morte por crucificação.

Após morto, seu corpo foi depositado em um sepulcro, onde permaneceu por três dias, até o domingo santo, quando foi crucificado por cerca das 3 horas da tarde.

Por esse motivo, chamam a sexta-feira que antecede a Páscoa de Sexta-Feira Santa, por provavelmente ser o dia em que aconteceu a morte de Jesus Cristo.

Por ter ressuscitado em um domingo, a Páscoa é sempre celebrada neste mesmo dia.

Porém, não se sabe ao certo o dia exato que Jesus Cristo foi ressuscitado.

Por isso, para celebrar essa data, é feito um cálculo, para que seja comemorada no dia mais próximo do verdadeiro.

A Páscoa é celebrada sempre quarenta dias depois da quarta-feira de cinzas, que vem depois do Carnaval.

Origem da Páscoa

A origem da palavra “Páscoa” é judaica, porém, está intimamente ligada à Páscoa Cristã por dois motivos: o sentido simbólico de “passagem” é o mesmo, assim como a posição do evento no calendário, segundo os cálculos que se aconselham a seguir.