Brincadeiras de Páscoa para Escola

Se você é professora ou trabalha em alguma instituição infantil pode apostar sem medos em brincadeiras de Páscoa para escola, para divertir os pequenos.

 Há muitas brincadeiras de Páscoa para escola, escolha as que mais têm em comum com a sua turminha (Foto: pinterest.com)

Há muitas brincadeiras de Páscoa para escola, escolha as que mais têm em comum com a sua turminha (Foto: pinterest.com)

Dicas de Brincadeiras de Páscoa para Escola

Uma dica de ouro para escolher a brincadeira para fazer em sua sala de aula é escolher a brincadeira de acordo com o número de alunos da sua turma. A seguir algumas brincadeiras bem divertidas para os seus pequenos:

COELHINHO SAI DA TOCA

Idade: 3 – 8 anos.

Material: arcos ou bambolês.

Objetivo: Executar habilidade motora fundamental de locomoção. Melhorar o tempo de reação.

Jogando:

Distribua os arcos pelo chão. Cada criança deverá ficar dentro de um arco. Ao sinal do professor: “Coelhinho sai da toca”, as crianças, digo os coelhos, devem trocar de toca. A cada rodada retirar um arco.

(Foto: mulher.uol.com.br)
(Foto: mulher.uol.com.br)

Leia também sobre Como Fazer Embrulho para Ovo de Páscoa Caseiro.

JOGO DA MEMÓRIA COM OVOS

Idade: 3 – 12 anos.

Material: Cartões com desenho de ovos de páscoa cortados ao meio.

Objetivo: Executar habilidade motora fundamental de locomoção. Treinar memorização.

Jogando:

Espalhar uma das metades dos cartões por diversos lugares. Acomodar todas as crianças sentadas lado a lado e entregar a outra metade dos cartões para elas, um para cada criança. Os cartões deverão ficar virados com o desenho para baixo até que seja dado o sinal. Todos irão olhar o cartão ao mesmo tempo e em seguida procurar pela outra metade.

Variações:

Para deixar mais fácil para crianças pequenas, permitir que leve a sua metade do cartão na busca. Para deixar mais difícil, não permitir que leve o cartão. Estipular um tempo para a visualização, cada vez menor. Mostrar um cartão para todos e deixar que procurem.

CHICOTINHO QUEIMADO COM OVOS

Idade: 3 – 12 anos

Material: Miniovos de chocolate (no mínimo 1 por criança).

Objetivo: Associar palavras. Realizar trabalho em equipe. Compreender o jogo competitivo.

Jogando:

Dividir as crianças em duas ou mais equipes. Esconder os miniovos em diversos locais. Informar às crianças se estão perto ou longe dos ovos.

Quente: perto.

Frio: longe.

Os ovos encontrados serão colocados em cestas. A equipe que recolher mais ovos será a vencedora. Ao final juntar todos os ovos e distribuir para as crianças.

CORRIDA DA COLHER COM OVOS DE PÁSCOA

Idade: 5 – 12 anos.

Material: Ovos pequenos de chocolate (no mínimo 1 por criança), colher (1 por equipe), cones (1 por equipe), cestos (1 por equipe) giz.

Objetivo: Executar habilidades motoras fundamentais de locomoção e estabilização. Realizar trabalho em equipe. Compreender o jogo competitivo.

Jogando:

Dividir as crianças em duas ou mais equipes arrumadas em filas. Marcar a linha de saída com giz. Colocar na extremidade oposta os cones. As colunas devem ficar atrás da linha, um cesto com ovos de chocolate deverá ser colocado ao lado da primeira criança. A criança que estiver na frente deverá pegar um ovo na cesta, colocar na colher e conduzir, o mais rápido possível, até dar a volta pelo cone e retornar para sua equipe, entregando a colher para o próximo da fila. E assim sucessivamente. A equipe que terminar primeiro será a vencedora.Ao final cada criança fica com o ovo que usou na brincadeira.

(Foto: blogers.com.br)
(Foto: blogers.com.br)

MÍMICA DE PÁSCOA

Idade: 7 – 14 anos.

Material: Cartões com desenhos/palavras que retratem símbolos da Páscoa (ovos, coelho, cesta, símbolos religiosos, alimentos).

Objetivo: Discutir o significado da Páscoa. Expressar-se gestualmente.

Jogando:

Em uma roda de conversa discutir o significado da Páscoa e de seus símbolos. Esclarecer eventuais dúvidas. Cada criança deverá retirar um cartão sem que as demais vejam. Um participante por vez realizará mímicas que representem seu cartão e as demais crianças tentarão adivinhar o que é. Pode ser feito em grupo.

Leia também sobre Molde para Caixa de Ovo de Páscoa de Colher.

REVEZAMENTO DO COELHINHO

Idade: 3 – 8 anos.

Material: Giz, cones (ou outros materiais para marcar).

Objetivo: Executar habilidade motora fundamental de locomoção (saltar). Realizar trabalho em equipe. Compreender o jogo competitivo.

Jogando:

Dividir as crianças em duas ou mais equipes. Marcar com o giz a linha de saída/chegada e com os cones o ponto de retorno. As equipes deverão permanecer em filas atrás da linha. Ao sinal a primeira criança, de cada equipe, deverá sair saltando como um coelhinho até o cone, contorná-lo, e retornar até a linha, onde a próxima criança iniciará o processo. Vence a equipe que terminar primeiro.

Variações:

Para deixar mais fácil, permitir que o coelho salte da forma que a criança achar melhor. Para deixar mais difícil, saltar com os pés unidos, saltar com impulso; saltar com os dois pés; saltar de costas.

O SALTO DO COELHINHO

Idade: 3 – 8 anos.

Material: Giz (ou outro material para marcar).

Objetivo: Executar habilidade motora fundamental de locomoção (saltar distância). Estabilização (equilíbrio dinâmico).

Jogando:

Demarcar duas linhas. As crianças deverão saltar de uma linha para a outra, como se fossem coelhinhos. Aumentar a distância entre as linhas conforme forem conseguindo executar a tarefa.

O RABO DO COELHO

Idade: a partir de 3 anos.

Material: Cartolina com o desenho de um coelho da páscoa, de costas. Pompom feito de lã ou outro material. Fita adesiva. Venda.

Objetivo: Executar habilidade motora fundamental de locomoção e estabilização. Melhorar a noção de espaço.

Jogando:

Fixar a cartolina com o desenho em uma parede para que fique ao alcance dos participantes. Colocar fita adesiva no pompom. Solicitar que o participante observe a figura. Vendar o participante. Girar o participante vendado, deixando-o de frente para a cartolina. Ele deverá colar o rabo do coelho no local adequado.

(Foto: blog.cellep.com)
(Foto: blog.cellep.com)

CAÇA AOS OVOS

Esta talvez seja a brincadeira mais tradicional para a Páscoa. Basicamente os ovos são escondidos e as crianças devem achá-los, mas existem várias maneiras de torná-la mais interessante para as crianças.

Idade: 3 – 10 anos.

Material: ovos de chocolate (no mínimo 1 por criança). Cesta para recolher os ovos.

Objetivo: Executar tarefa que exija percepção espacial.

Pode ser trabalhado em grupo ou individual.

DETETIVE

Material específico: farinha ou guache branco.

Esconder os ovos e deixar nas proximidades marcas das “pegadas” do coelho.

Fazer uma roda de conversa e contar em “tom de fofoca” que um coelho muito atrapalhado decidiu esconder os ovos, mas deixou algumas pistas… Vamos procurar?!

COELHO BAGUNCEIRO

Material específico: Cartolina com o desenho de um coelhinho usando diversos acessórios (óculos, cachecol, bolsa… e cesto com ovos). Cada um dos acessórios usado pelo coelho.

Objetivo específico: memorização.

Esconder os ovos e deixar nas proximidades um acessório do coelho.

Fazer uma roda de conversa e contar a história do coelho bagunceiro, mostrar a “foto” do coelho (cartolina desenhada). Pedir para que as crianças ajudem a encontrar os objetos perdidos.

TESOURO DE PÁSCOA

Versão 1.

Material específico: cartões com pistas (desenhada ou escrita).

Objetivo específico: exercitar o raciocínio lógico.

Esconder todos os ovos em um determinado local. Criar uma pista, que leve até outra, e mais outra, até os ovos escondidos.

Versão 2.

Material específico: cartões com pistas (desenhada ou escrita), papel kraft com mapa rústico do local desenhado, com pistas marcadas.

Objetivo específico: exercitar o raciocínio lógico. Noção de ponto de referência.

Jogando:

Esconder todos os ovos em um determinado local. No ponto de partida as crianças receberão uma pista, deverão procurar no mapa sua localização e se dirigir ao local para procurar nova pista. Repetir o processo quantas vezes quiser, até chegar aos ovos escondidos.

Regras: dividir os alunos em equipes e identificar as pistas por cores. Instruir às crianças que se acharem a pista do adversário devem deixá-la no local.

Dica: ter por escrito e detalhadamente os locais onde escondeu as pistas.

COELHINHO NA TOCA

Preparação: Os alunos devem se organizar em trios. Dois alunos formam um círculo (a toca), dando as mãos, e o terceiro faz o papel de coelhinho dentro da toca. Os demais alunos ficam no centro.

Jogando:

A um sinal do professor cada coelhinho muda de toca enquanto os outros tentam ocupar um dos lugares vagos. Os que ficarem sem toca vão para o centro e o jogo continua.

A CARETA DA CENOURA

Preparação: Cada elemento recebe uma rodela de cenoura, que deverá colocá-la no olho, estando com a cabeça inclinada para trás.

Jogando:

 Ao sinal de início do jogo, cada jogador, sem usar as mãos, tentará levar a rodela de cenoura até a boca, fazendo movimentos com os olhos, boca e nariz. Cada elemento que conseguir comer a cenoura marcará um ponto.

ONDE ESTÁ O COELHINHO

Preparação: Este jogo é ideal para o início do dia. Coloca-se um coelhinho de pelúcia bem pequeno em um lugar discreto, mas visível.

Jogando:

À medida que as crianças vão chegando no ambiente pede-se individualmente que procurem o coelhinho. Cada uma deverá sair na busca, mas quando achar o coelhinho não deverá dar mostras disso, deverá discretamente sair e contar para o animador do jogo que o encontrou. Procede-se desta forma até que todos tenham encontrado o coelhinho.

 HOP, HOP, COELHINHO

Preparação: As crianças ficam em círculo e um dos jogadores é escolhido para iniciar o jogo.

Jogando:

O jogador escolhido andará em volta do círculo batendo nas costa de cada um dos seus componentes dizendo a cada batida a palavra “hop”. Irá prosseguindo assim até que escolherá um jogador e quando bater nas suas costas ele dirá a palavra “coelhinho”. Neste momento ele sai correndo e o jogador escolhido sai correndo atrás dele. O primeiro jogador estará a salvo se conseguir alcançar o lugar ocupado pelo seu perseguidor antes que este bata nas suas costas dizendo a palavra “hop”. Se isto acontecer o perseguidor começará novamente o jogo girando em torno do círculo e batendo nas costas de cada elemento dizendo a palavra “hop”. Caso o perseguidor consiga “pegar” o outro ele voltará ao seu lugar e a criança “pega” repetirá novamente as ações para nova rodada do jogo.

CORRIDA “DE NARIZ”

Preparação: Divide-se o grupo em times que contenham quatro a cinco crianças cada um. Colocam-se as crianças de cada time em fila atrás de uma linha de partida. Na frente de cada time deverá haver um ovinho de chocolate para cada criança e, distante cerca de 4 m, um círculo de giz de cerca de 50 cm de diâmetro.

Jogando:

Iniciando o jogo o primeiro aluno de cada fila sairá e deverá mover um dos ovinhos até o interior do círculo tocando-o com o nariz. Vence a equipe que terminar primeiro com todos os seus ovinhos no interior do círculo.

Créditos:http://www.espacoeducar.net/2010/03/dinamicas-de-pascoa-brincadeiras-de.html

Leia também sobre Ideias de Cestinhas de Papel para Páscoa.

Relacionadas