De onde vem o Coelho da Páscoa? Qual sua Origem?

Muitas histórias rondam a lenda de onde vem o coelho da Páscoa e qual a sua origem, porém entre os pequenos sempre reina as histórias mais divertidas e as que contam com mais riqueza de detalhes todos estes pormenores. Mas há várias histórias e lendas sobre a origem do coelho na comemoração da Páscoa e você pode escolher a que quiser para contar para seus filhos e até mesmo criar a sua própria história para contar a eles.

A lenda de onde vem o coelho da Páscoa e qual a sua origem possui muitas histórias e interpretações (Foto: Divulgação)
A lenda de onde vem o coelho da Páscoa e qual a sua origem possui muitas histórias e interpretações (Foto: Divulgação)

Conheça de onde vem o Coelho da Páscoa? Qual sua Origem?

Normalmente o coelho está simbolicamente relacionado a esta data comemorativa porque este animal representa a fertilidade; o coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. E entre os povos da antiguidade a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, em uma época onde o índice de mortalidade era altíssimo.

Confira também: Páscoa na Cacau Show – Produtos por Faixa de Preço.

No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas. E a tradição do Coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. Eles diziam que o coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa. Tradição esta, seguida até os dias de hoje.



(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Outra lenda conta que uma mulher muito pobre pintou alguns ovos de galinha e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. E espalhou-se então a história de que foi o coelho é que trouxe os ovos.

Mas o que a reprodução do coelho tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? A resposta mais acertada é que tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova (pois para os cristãos, Jesus Cristo ressuscitou nesta comemoração); e como o coelho tem relação direta com a fertilidade e a fertilidade é relacionada à nova vida, ele passa a fazer parte da data por sua grade capacidade de procriação. E os ovos de Páscoa (de chocolate, de enfeites, e até mesmo de joias), também estão neste contexto por causa da fertilidade e da vida.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)