Pesquisa Sobre a Páscoa Cristã

A Páscoa cristã possui muitos símbolos (religiosos ou não) e entre estes símbolos, o chocolate como presente. Presentear os entes queridos com ovos de chocolate vem de muito tempo atrás, sendo incorporado à Páscoa através de outra tradição, que era a de presentear os entres queridos com ovos de galinha pintados. E para os cristãos, além dos ovos de chocolate, a Páscoa tem o propósito principal de relembrar a salvação em Cristo através da morte e ressurreição de Jesus.

A Páscoa cristã é um período muito importante para as religiões que têm Jesus Cristo como salvador (Foto: Divulgação)

Páscoa Cristã

O povo de Deus, desde a época do êxodo, passou a celebrar a Páscoa em toda primavera, já que as instruções divinas relatavam ser essa celebração um “estatuto perpétuo”, conforme uma passagem do livro do Êxodo. Assim, em cada páscoa, os israelitas, juntamente com suas famílias, sacrificavam um cordeiro, retiravam de suas casas todo fermento e comiam ervas amargas e contavam a história de seus ancestrais, de como viveram o êxodo na terra do Egito e a libertação da escravidão ao Faraó (pois era dever dos pais usar a Páscoa para ensinar aos seus filhos a verdade sobre a redenção da escravidão e do pecado, que Deus efetuara em seu favor e que através disso fez deles um povo especial sob seus cuidados).

Confira também: 10 Atividades Sobre a Páscoa para Ensino Fundamental.



Na época do Novo Testamento, os judeus (israelitas) observavam a Páscoa da mesma maneira. Jesus, aos doze anos de idade, foi levado a Jerusalém por seus pais para a celebração da Páscoa, e Jesus também participou dessa celebração em Jerusalém todos os anos. A última ceia de que Jesus participou com seus discípulos em Jerusalém, pouco antes de ser crucificado, foi a refeição da Páscoa.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Para os cristãos, a Páscoa tem o propósito de lembrar a salvação em Cristo e a redenção do pecado e da escravidão a Satanás, pois Jesus foi crucificado na Páscoa, assim como o cordeiro pascoal, que liberta do pecado e da morte todos aqueles que crêem nele. E a forma de calcular o domingo de páscoa é contando quarenta e seis dias a partir da quarta-feira de cinzas. A festa dos ramos relembra a entrada de Jesus em Jerusalém, pouco antes de sua morte, e é realizada no domingo anterior ao domingo de Páscoa.

 (Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Veja também

Páscoa 2014, Novidades

Se você adora inovar em tudo em sua vida, mas tudo mesmo, pode neste ano …