Resumo Sobre a Páscoa no Brasil

O período da Páscoa é muito especial, principalmente para os seguidores de religiões que têm Jesus Cristo como grande salvador. E a Páscoa no Brasil segue em sua maioria os preceitos das religiões cristãs, mesmo que entre estas religiões haja alguns ritos não idênticos e sejam mais condizentes com as suas crenças. Mas aqui no Brasil também há a Páscoa judaica, que celebra o fim da escravidão dos hebreus no Egito, enquanto a Páscoa para o cristianismo celebração a ressurreição de Jesus.

A Páscoa no Brasil é comemorada de acordo com os costumes de cada povo que mora aqui, mas que segue em sua maioria as tradições cristãs (Foto: Divulgação)
A Páscoa no Brasil é comemorada de acordo com os costumes de cada povo que mora aqui, mas que segue em sua maioria as tradições cristãs (Foto: Divulgação)

Páscoa no Brasil

A Páscoa inicia-se logo após o carnaval, com o início da Quaresma. A Quaresma é um período de preparação, contando com quarenta dias, daí o nome Quaresma, termo relacionado a quarenta dias, que inicia-se na quarta-feira de cinzas (após o carnaval) até a quinta-feira Santa pela manhã.

Confira também: Receitas de Café da Manhã de Páscoa.

Para os cristãos, entre o Domingo de Ramos e o Domingo de Ressurreição, celebra-se a semana mais importante do ano, a Semana Santa, que traz a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A Sexta-feira Santa (dia da morte de Jesus Cristo) e o Domingo de Páscoa (dia da ressurreição de Jesus Cristo) são as datas mais festejadas, e com grande conteúdo simbólico para os cristãos.

E além dos simbolismos religiosos, a Páscoa no Brasil também tem a tradição de presentear os entes queridos com ovos de chocolate ou ovos decorados à mão, recheados ou não com doces. O coelho está presente na Páscoa brasileira por ser um animal com alta capacidade de procriação, e assim, estar relacionado à vida e renovação da vida, o que é proposto pela ressurreição de Jesus Cristo. E outro costume brasileiro é deixar os ovos em “ninhos” ou em cestos, ou ainda criar uma caça aos ovos, com os pais “escondendo” os ovinhos em esconderijos e dando pistas para as crianças procurarem e acharem os ovos de Páscoa.

  (Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Neste ano de 2014 a Páscoa no Brasil será comemorada no dia vinte de abril, com o domingo de Páscoa, que também traz outra tradição, que é o de reunir toda a família para o almoço do domingo de Páscoa.